Pacientes em coma e o risco de pneumonia por aspiração

October 07, 2019
A pneumonia aspirativa refere-se à inflamação dos pulmões devido à inalação de matérias estranhas (alimentos, saliva, secreções nasais). Virtualmente todos os líquidos ou irritantes sólidos (partículas de poeira) que entram freqüentemente nas vias aéreas podem conduzir à ocorrência da pneumonia da aspiração. A pneumonia aspirativa pode gerar febre moderada ou alta devido à inflamação dos tecidos moles do trato respiratório inferior, membranas e órgãos envolvidos no processo de respiração. 


Desacompanhado, este tipo de pneumonia pode resultar em insuficiência pulmonar parcial (atelectasia). Embora a pneumonia da aspiração não seja uma doença infecciosa, a tempo pode conduzir às infecções bacterianas pulmonaas sérias. Nas premissas da inflamação pulmonar e das defesas enfraquecidas do sistema respiratório (barreiras de cílios, muco), a pneumonia aspirativa facilita a ocorrência de pneumonia bacteriana grave. Além disso, a pneumonia aspirativa pode até levar à morte por asfixia (devido à obstrução da respiração).

As categorias de pessoas expostas ao maior risco de desenvolver pneumonia aspirativa são: pessoas que não conseguem engolir adequadamente ou têm um reflexo de tosse pobre (bebês, crianças muito jovens, idosos) e pessoas com deficiências graves que envolvem confinamento de leito . A pneumonia aspirativa é muito comum em pacientes em coma e pessoas que sofrem de paralisia, como a imobilidade e a posição horizontal prolongada do corpo as tornam muito suscetíveis à inalação de sua própria boca e secreções nasais. 

Também, o confinamento prolongado da cama pode conduzir ao regurgitação do índice do estômago dentro da garganta e da boca, permitindo que os líquidos do estômago alcancem os níveis superiores do intervalo respiratório, de onde podem ser inalados nos pulmões. Apesar do fato de que os pacientes em coma são geralmente alimentados através de tubos que entram diretamente dentro do estômago, eles ainda estão expostos a um alto risco de pneumonia por aspiração, como resultado de refluxo de fluidos do estômago para a garganta e boca.

A ocorrência da pneumonia da aspiração em pacientes deficientes ou em coma pode facilmente ser impedida por ligeiramente elevar a cabeça e o torso dos pacientes durante alimentações. Os doentes devem ser mantidos nesta posição durante pelo menos 30 minutos após a alimentação. Este procedimento é recomendado para pacientes que recebem alimentações de tubos também. Pacientes que sofrem de uma superprodução de saliva também necessitam de cuidados médicos especiais. 

A fim de evitar a inalação de excesso de saliva, esta categoria de pacientes deve ser mantida monitoramento médico permanente. O aspiração constante da boca e a limpeza freqüente da boca e do nariz podem impedir a ocorrência da pneumonia da aspiração em tais pacientes. A mudança constante da posição pode igualmente minimizar o risco de pneumonia da aspiração em pacientes deficientes e em coma.

Pacientes que apresentem sinais de inalação de fluidos necessitam de assistência médica imediata. O aspiração do tubo das vias aéreas é meios eficazes de cancelar o intervalo respiratório dos pacientes das matérias extrangeiras inaladas. A massagem torácica e a aplicação de pressão no tórax dos pacientes podem estimular reflexos da tosse, permitindo assim a eliminação de questões inalatórias.

Embora a pneumonia da aspiração seja altamente evitável e tratável (se descoberto oportuno), ainda esclarece muitas mortes entre pacientes com circunstâncias especiais. Pessoas com má liberdade de movimento e pessoas imóveis necessitam de vigilância permanente para prevenir a ocorrência de pneumonia aspirativa.

Artikel Terkait

Next Article
« Prev Post
Previous Article
Next Post »