A pneumonia é causada geralmente pela infecção dos pulmões. A severidade é variável. Prevenção e tratamento estão disponíveis. Os viajantes devem estar atualizados sobre todas as vacinas de rotina para reduzir o risco.
O que é pneumonia?
Pneumonia, o que significa inflamação dos pulmões, é uma doença comum que pode afetar qualquer um. É uma condição muito mais grave nos idosos, em indivíduos cronicamente doentes e naqueles com imunidade prejudicada por câncer ou certos medicamentos. Na maioria das vezes, esta doença é causada por infecção, que geralmente é causada por bactérias ou vírus. Formas mais raras desta doença incluem tuberculose, fungos ou mesmo certos produtos químicos ou medicamentos.
Algumas formas podem ser leves, como em ' pneumonia ambulante ', ou ameaçando a vida exigindo tratamento de unidade de cuidados intensivos. Felizmente, a maioria dos casos são de recuperação leve e plena é esperada. Quando esta doença se desenvolve em um paciente já hospitalizado para uma outra circunstância é geralmente mais sério do que quando esta doença se contratou como um para fora-paciente.
Como é transmitida a pneumonia?
Esta é uma doença contagiosa. É transmitido quando um indivíduo saudável inala germes de uma pessoa doente. Por exemplo, se uma pessoa com esta doença está tossindo, a seguir um indivíduo próximo poderia inalar os germes microscópicos que foram expelidos na entrada aérea. Mesmo que isso ocorra, a pessoa saudável pode não ficar doente, pois seu sistema imunológico pode combater com sucesso o germe. Todo mundo é constantemente bombardeado com germes, mas o nosso sistema imunológico nos mantém bem a maior parte do tempo. Germes que causam doenças infecciosas são chamados de patógenos.
Quais são os sintomas
Sintomas típicos de pneumonia incluem febre, calafrios, tosse, dor torácica e dificuldade em respirar. Alguns pacientes têm sintomas atípicos adicionais, como cefaléia, dores musculares, náuseas e sudorese, o que pode tornar o diagnóstico mais difícil de reconhecer. Adicionalmente, muitos indivíduos com estes sintomas estão sofrendo realmente de outras doenças. Por exemplo, insuficiência cardíaca e coágulos sanguíneos para os pulmões podem se disfarçar de pneumonia. Os médicos devem ser detetives de diagnóstico!
Como é diagnosticada esta doença?
Os médicos suspeitam frequentemente desta doença dos sintomas e do exame físico. Além disso, a análise microscópica do escarro, os resultados dos exames de sangue e o raio-x torácico são técnicas diagnósticas úteis.
O tratamento está disponível?
A cepa bacteriana é tratada com antibióticos. A maioria das pessoas ainda se recuperaria sem este tratamento, mas os antibióticos encurtam a doença. A estirpe viral, como o resfriado comum, não responde a antibióticos, embora existam drogas disponíveis para algumas infecções virais raras. Às vezes, os médicos não podem diferenciar entre viral e bacteriana e antibióticos são aconselhados, apenas no caso de ser uma infecção bacteriana. Para adicionar mais confusão, algumas cepas virais podem levar a uma forma bacteriana. Se a doença for séria, então a hospitalização pode ser necessária para um tratamento médico mais intenso e oxigênio.
A pneumonia pode ser prevenida?
O risco pode ser reduzido, mas não eliminado. Primeiro, os fumantes devem abandonar seu hábito por razões óbvias. Crianças em seu primeiro ano devem ser vacinados contra dois potentes patógenos Haemophilus influenzae e Streptococus pneumoniae para reduzir o risco de doença. Tratar mulheres grávidas que são encontrados para transportar certos germes reduziu o risco em seus recém-nascidos. Além disso, a "vacina contra a pneumonia" contra o estreptococo e a vacina contra a gripe são aconselhados para adultos. Os doutores têm sabido por décadas que a gripe, um vírus, pode progredir a uma infecção bacteriana severa.
Os viajantes internacionais precisam ser vacinados?
Os viajantes internacionais devem estar atualizados em todas as vacinas de rotina, além de qualquer vacina de viagem recomendada ou exigida. Muitos viajantes enfrentam riscos desnecessários, indo para o exterior sem proteção disponível contra a gripe ou pneumonia estreptocócica.