A pneumonia por aspiração ocorre mais frequente em pacientes que estão em coma ou naqueles que estão tão gravemente doentes que mal respiram. Afeta mais freqüente os anciãos, mas também pode ocorrer em outras categorias de idade.
A pneumonia aspirativa refere-se ao problema do conteúdo bucal entrando nas vias aéreas em vez de entrar no estômago. Isso pode levar a uma infecção dos pulmões, febre e problemas respiratórios, até mesmo uma pneumonia bacteriana.
Geralmente, uma pessoa que tem um mecanismo de deglutição com defeito, que não possui um bom reflexo da tosse, poderia desenvolver pneumonia aspirativa. Mesmo aqueles pacientes que são alimentados com um tubo que vai diretamente em seu estômago poderia desenvolver este problema, devido a uma regurgitação do conteúdo do estômago para a garganta e, em seguida, para os pulmões.
É altamente indicado para essas pessoas a comer em uma posição vertical, e ficar nesta posição por 30 minutos depois de comer é feito. Mesmo a própria saliva do paciente pode entrar nos pulmões, especialmente se ele tem um aumento da produção de saliva. Para evitar isso, limpar a boca com uma bandagem seca e aspiração freqüente da boca é altamente recomendado.
Os pacientes que ainda têm traqueotomia deve limpar o tubo de traqueotomia do material toscos, desta forma impedindo o muco e as bactérias de ser aspirado de volta para os pulmões e causando uma pneumonia bacteriana que é uma doença grave.
Existem alguns métodos de manter os pulmões expandidos, e assim, ajudando a afrouxar o material que precisa ser retirado: aplaudindo ou colocando o peito, exercícios respiratórios, mudando a posição do corpo mais freqüente, e usando um vibrador sobre o peito.
A pneumonia aspirativa pode até levar à morte por asfixia com os materiais sugados; é por isso que a prevenção é tão importante.
Quando uma infecção pulmonar ocorre tratando-o no momento certo e com as drogas certas pode levar à sua cura e salvar o paciente de desenvolver outras complicações como a produção de um colapso parcial (Atelectasis) do pulmão.
Sinais de complicações instaladas como pneumonia bacteriana são: tosse com escarro amarelo ou esverdeado, febre de alto grau, dores no peito, problemas respiratórios, dores musculares e fadiga. O tratamento consiste na administração de drogas antibióticas, controlando a febre, e acima de tudo, impedindo a aspiração pulmonar de materiais de boca ocorra novamente.
O tratamento da pneumonia aspirativa consiste na administração de oxigênio, aspiração de materiais estranhos das vias aéreas e feitiço total. A terapia incluirá medicação antichoque e antibióticos.