A pneumonia é uma infecção aguda de um ou ambos os pulmões. Em um tempo a pneumonia lobar era a forma típica vista. No entanto, sulfa drogas e antibióticos têm sido tão eficaz em lidar com a comer que este tipo é raramente visto hoje-embora ainda ocorra. O diagnóstico exato depende das bactérias isoladas, da evidência do raio X, e dos sintomas visíveis.
O tipo de pneumonia mais comum agora é o vírus, ou pneumonia atípica. Apesar do nome e da crença de que o vírus está envolvido, a causa precisa não é conhecida. É esta forma de broncopneumonia que é discutida aqui.
Os sintomas. O início é geralmente lento. Existem sintomas respiratórios superiores menores, temperatura de baixo grau, calafrios e cefaléia. O apetite é pobre. A garganta pode estar seca ou arranhado. A dor abaixo do osso do peito é comum sozinho com uma tosse quando o paciente respira profundamente. Após alguns dias a tosse seca torna-se mais frouxo, com o escarro grosso que pode ser com listras com sangue. A temperatura pode subir tão alto quanto 104 grau nos primeiros dias, mas a febre geralmente cai de volta ao normal sobre o quinto ao sétimo dia.
A convalescência da pneumonia é lenta e pode levar semanas para um paciente perder a tosse e a sensação de fraqueza. Muito frequentemente o paciente tem a pneumonia do vírus em um formulário tão suave que não sabem que o têm. Não há temperatura, tosse leve e algum sentimento de fraqueza. A presença da doença é feita conhecida em tais casos somente quando os raios de tórax de rotina X são tomados e a infecção pulmonar é revelada.
A pneumonia do vírus não é vista frequentemente em uma forma severa, mas pode e não ataca cronicamente doentes, pacientes debilitados.
Complicação. Estes são raros. Ocasionalmente as membranas que cercam os pulmões enchem-se de fluido. E raramente, o cérebro e o coração se envolvem.
Prevenção. Uma vez que a causa exata desta doença é desconhecida, não há nenhum método conhecido de preveni-lo. Tiros frios e vacinas estão disponíveis e são úteis para alguns, mas eles não são preventivos comprovados. Só pode ser sugerido que se deve evitar a exposição a indivíduos infectados, seguir uma dieta sensata, e obter descanso suficiente.