Bronquite e pneumonia - Várias diferenças explicadas

January 03, 2020
É muito difícil entender as diferenças entre bronquite e pneumonia. Ambos são doenças do sistema respiratório inferior e têm um efeito igualmente adverso sobre as passagens do ar pulmonar. O conhecimento adequado sobre a diferença entre pneumonia e bronquite facilita o diagnóstico correto, fator de extrema importância no manejo e tratamento efetivo de distúrbios respiratórios.


O que é pneumonia?

A pneumonia é uma infecção grave dos pulmões em que pus e outros fluidos enchem os aveoli e impedem o livre fluxo de ar para os pulmões. Devido a isso, o corpo não recebe oxigênio suficiente, e as células são incapazes de funcionar normalmente. Dor de cabeça, transpiração excessiva, fadiga e falta de apetite são alguns dos sintomas de pneumonia. A condição, se não for tratada com cuidados, pode causar a morte.

Vários fatores são responsáveis pela pneumonia; no entanto, as principais causas desta condição são bactérias.

- Streptococcus pneumoniae causa pneumonia adquirida na comunidade em cerca de 20-60 por cento adultos e 13-30 por cento de crianças.
- O Grupo A ou o streptococcus pyogenes também é responsável pela pneumonia.
- Staphylococcus aureus causa pneumonia em cerca de 10-15 por cento das pessoas hospitalizadas. Um sistema imunológico frágil e gripe viral pré-existente andam de mãos dadas com esta variedade de pneumonia.
- Gram bactérias negativas provoca certos casos de pneumonia adquirida na comunidade. Ele também ataca pessoas que sofrem de distúrbios pulmonares crônicos e crianças que sofrem de fibrose cística.

Certos vírus, como o vírus da SARS (síndrome do desconforto respiratório agudo grave), adenovírus, herpesvírus, vírus da gripe, VSR (vírus sincicial respiratório) e HPV (vírus da parainfluenza humana) também causam pneumonia.

Tipos de pneumonia

Existem diferentes tipos de pneumonia.

Pneumonia atípica: As bactérias são responsáveis por esses tipos de pnuemonia, incluindo pneumonia ambulante. Uma pessoa que sofre desta variedade poderia ter uma tosse seca. É uma variedade leve, e o paciente não precisa ser internado no hospital.

Pneumonia da aspiração: Nesta circunstância, as bactérias estão atuais na cavidade oral. Se as bactérias permanecem na cavidade oral, eles são inofensivos. No entanto, se eles penetram nos pulmões, talvez devido a um enfraquecimento do reflexo da mordaça, eles poderiam causar pneumonia.

Pneumonia oportunista: Enquanto o seu sistema imunológico está em boas condições, você não precisa se preocupar em contrair esta doença. No entanto, as pessoas com sistemas imunológicos fracos devem tomar cuidado especial para não se infectar.

Pneumonia regional e ocupacional: Por exemplo, a exposição a produtos químicos ou gado pode causar esta condição.

O que é bronquite?

Bronquite é uma doença caracterizada pela inflamação das passagens de brônquio ou ar que transportam o ar da traqueia para os pulmões. Inflamação do brônquio leva ao acúmulo de muco, o que provoca o bloqueio das células brônquias. O corpo então se refugia no mecanismo de tosse para se livrar do muco acumulado. Infelizmente, a tosse, enquanto ele se livrar do excesso de muco, também torna as passagens de ar mais suscetíveis à infecção. Além disso, se a infecção continuar, os tecidos do brônquio podem ficar danificados.

Tipos de bronquite

Basicamente, existem dois tipos de bronquite - bronquite aguda e crônica.

Bronquite aguda é uma condição de curto prazo acompanhada por uma gripe ruim ou um resfriado. Ele pode mantê-lo em uma condição miserável por cerca de duas semanas. Em certos casos, a bronquite viral pode durar 8-12 semanas.

Bronquite crônica é uma condição de longo prazo que pode durar de três semanas a dois anos. Ele sempre vem com um perigo de recaída. Em casos graves de bronquite crônica, o brônquio fica dilatado, e isso torna o paciente mais vulnerável a todos os tipos de infecção. Devido à sua natureza com risco de vida, deve ser levado a sério, e cuidados médicos adequados devem ser tomados para mantê-lo controle.

Causas e tratamento da bronquite

Cerca de noventa por cento das pessoas contraem bronquite aguda devido à infecção viral. Muitos casos também são causados devido à infecção bacteriana. Se você contrair bronquite aguda muitas vezes, você pode contrair bronquite crônica, mais cedo ou mais tarde. A infecção nem sempre precisa ser a causa da bronquite aguda. Se você vive em uma área suja, poluída ou se você um fumador pesado, você está um risco maior de contrair a bronquite crônica.

Se a condição é devido à infecção viral, condições poluídas, ou fumar pesado, não é de nenhum uso tomar antibióticos, porque eles não podem fazer nada para eliminar irritantes ou vírus. Os antibióticos são úteis apenas em caso de infecção bacteriana.

É possível elaborar qualquer número de planos de tratamento para bronquite aguda. Siga o conselho do seu médico, evitar irritantes, e adotar padrões saudáveis de estilo de vida.

Artikel Terkait

Next Article
« Prev Post
Previous Article
Next Post »