Pneumonia é uma inflamação pulmonar, geralmente causada por vírus, bactérias ou fungos. Um tipo incomum de pneumonia é o causado por produtos químicos.
Pequenas partículas, líquidos, gases e inalação de poeira podem levar a uma pneumonia química. Alguns destes produtos químicos afetam não só os pulmões; eles também podem causar danos multi-órgãos.
Outra forma de pneumonia química é pneumonia por aspiração. Pneumonia aspiração refere-se ao problema do conteúdo da boca entrar nas vias aéreas em vez de ir para o estômago. Isso pode levar a uma infecção dos pulmões, febre e problemas respiratórios, até mesmo uma pneumonia bacteriana. Geralmente, uma pessoa que tem um mecanismo de deglutição com defeito, que não possui um bom reflexo da tosse, poderia desenvolver pneumonia por aspiração. Você também pode ter pneumonia se você respirar quando vomitar.
A gravidade da pneumonia química é determinada por muitos fatores. Um que inala o cloro de uma grande associação ao ar livre não terá os mesmos sintomas com esse que inala o cloro de um quarto pequeno.
Os sinais e sintomas variam com o tempo em que alguém foi exposto à substância, o local (interior ou exterior), tipo e força da substância (gás, vapor, partículas e líquidos), a idade da pessoa exposta e as medidas imediatas de cuidados de saúde aplicadas.
Sinais e sintomas de pneumonia química são: tosse seca ou úmida (com escarro sangrento ou amarelado), a sensação de olhos ardentes, nariz, boca ou garganta; dor no peito, náuseas, dificuldade em respirar, mudança de voz, dores de cabeça e desorientação.
Ao ir ao médico pode observar queimaduras na pele ou nariz, inchaço dos olhos e língua, lábios azuis ou pálidos, pulso rápido, respirações rápidas, febre, odores químicos, tudo dependendo do tipo de substância química que o afetou.
Uma pessoa que tem pneumonia química deve ser rapidamente transportada para o hospital. Saber qual substância produziu a pneumonia ajudará os médicos a curar o paciente.
Você deve ir imediatamente ao médico que é capaz de tratar alguém com pneumonia química, se você ver e sentir qualquer um desses sintomas: boca azul e pele, náuseas, vômitos, problemas respiratórios, fadiga, dores no peito, tosse com escarásio sangrento, chance súbita de voz, inconsciência.
Para evitar pneumonia química as pessoas devem usar medidas de proteção, e em caso de exposição a substâncias químicas potencialmente mortais, eles devem procurar ajuda no hospital ou no centro de controle de veneno. Você deve evitar fumos em espaços fechados, janelas abertas ao limpar com produtos químicos, e usar uma máscara e roupas de proteção quando você usa produtos químicos.